Oi geeente! tudo bem? Quando você decide entrar na transição, automaticamente você aprende muitas coisas novas e acaba ficando muito empolgada. Duvido que existe alguma pessoa que entrou na transição, parou para conversar com alguém e não falou sobre cachos... Duvido! Mas algumas pessoas não entendem muito bem sobre esse mundo das cacheadas (eu mesma não sabia) as vezes falamos sobre BC, Umectação e a pessoa fica tipo: ãn?
Por isso minhas amoras, resolvi postar o tão falado Dicionário das Cacheadas. Mesmo estando no comecinho da transição ainda, procuro estar por dentro de tudo para aprender a cuidar do meu novo cabelinho <3 Então vamos lá?
1. Transição Capilar
É aquele período em que você desiste das químicas e resolve assumir os cabelos naturais. Nesse período também é normal seu cabelo ficar com duas texturas, a parte alisada e o cabelo cacheado que está crescendo acabando assim no BC.
2. BC ou Big Chop
Como eu havia dito no outro post, o BC não é um bicho de sete cabeças, mas assusta muita gente. Big Chop significa em inglês "Grande Corte", ou seja, é um corte onde você irá tirar toda parte lisa e com química do cabelo.
3. Cronograma Capilar
No cronograma capilar, você vai recuperar o seu cabelo. Os produtos são divididos por fases, hidratação, nutrição e reconstrução. Você deve aderir o cronograma á sua rotina e usar as máscaras capilares corretamente, pois uma fase depende da outra. Ele é responsável por repor os nutrientes que os fios precisam. As etapas do cronograma são:
Nutrição: Que vai devolver a oleosidade ao fio.
Hidratação: Vai repor água que foi perdida com a química.
Reconstrução: Vai alimentar os fios com proteínas.
4. Umectação
Apesar do nome difícil, nada mais é do que uma selagem com óleos vegetais. Pode ser feita com o cabelo limpo ou sujo (eu sempre faço com ele sujo), é só passar o óleo de sua preferência nos fios deixar um tempo e depois cobrir as pontas com creme de hidratação.
5. Texturização
São técnicas para texturizar a parte lisa do cabelo, para não deixar aquela impressão de meio á meio (meio liso e meio cacheado). Existem vários tipos de texturização, como tranças, dedoliss, babyliss, bigodin, twist entre muuuuitos outros.
6. Fitagem
É uma técnica de finalização, que consiste em dividir a mecha do cabelo com os dedos em tiras, como se fossem fitas e amassar para os cachos ficarem mais definidos.
7. Day after
Em inglês significa “dia seguinte”, ou seja, é o dia posterior à lavagem dos fios. Que não é fácil, porque os cachos de desfazem e o day after é o dia em que você não vai lavar o cabelo e tem que arrumar ele seco.
8. Lo Poo e No Poo
Esse também é um método para cuidados com os cabelos, em que os shampoos são reduzidos ou cortados totalmente da rotina capilar. Fazendo isso você consegue regular a oleosidade do couro cabeludo e assim ficando com os fios saudáveis.
9. Difusor
Peça que é acoplada ao secador encaixado na saída do ar, ajuda a definir os cachos ao mesmo tempo que seca.
10. Co wash
É uma lavagem que é feita somente com condicionador. Não se assuste gata! O cabelo não fica sujo. Você deve utilizar um condicionador sem silicones e petrolatos. Esse tipo de lavagem não agride os cabelos, é uma boa escolha para quem está querendo recuperá-los.
Bom meninas, eu dei uma bela resumida viu porque são tantas técnicas, produtos e nomes que eu ficaria horas e horas fazendo o post haha. Mas aos poucos você que está querendo ter os cachinhos de volta, vai aprendendo tudinho viu?! Prometo que farei mais posts conforme for aprendendo mais também, espero que gostem <3